Construindo Sonhos com Você!

Central de Atendimento

(15) 3322-5000

» Artigos/Dicas

  • Como rejuntar pisos e revestimento corretamente

     

    As juntas de assentamento servem para:

    a) Absorver a dilatação que há nas peças de cerâmica. Essa dilatação é provocada pelo calor e quando a temperatura fica mais amena as peças de cerâmica se contraem, então, sendo assim, o rejunte age como um amortecedor evitando que os pisos trinquem ou se soltem empinando as peças;
    b) Atender a estética, harmonizando o tamanho das peças cerâmicas e as dimensões do plano a revestir com as larguras das juntas entre as peças cerâmicas;
    c) Facilitar o perfeito preenchimento da argamassa;
    d) Facilitar a troca de peças cerâmicas em eventual necessidade.

    Como Rejuntar?

    Para realizar o processo de rejuntamento, utilizar as ferramentas adequadas. Rejuntar somente depois de 72 horas após o assentamento das peças. Para serviços urgentes utilizar rejuntamento rápido, após 3 a 4 horas do assentamento das peças.
    As juntas de assentamento devem estar limpas. As áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva.
    As juntas de até 3 mm de largura devem ser umedecidas antes da aplicação do rejuntamento.
    Aplicar o rejuntamento com uma desempenadeira de borracha, evitando o atrito com as superfícies das peças. Pressionar o rejuntamento para dentro das juntas, preenchendo-as completamente. Esperar no mínimo 15 minutos e no máximo 40 minutos antes de remover o excesso de rejuntamento com uma esponja macia e úmida.
    O revestimento só deve ser liberado ao tráfego de pessoas preferencialmente sete dias após o rejuntamento e de automóveis quatorze dias após. Nos casos normais, o revestimento de piso deve ser protegido com aplicação de serragem, sacos de estopa e retalhos de madeira compensada.

    Largura do rejunte

    Áreas internas: para placas com lado maior de no máximo 20 cm, usar juntas de no mínimo 3 mm, aumentando no mínimo 1 mm para cada 10 cm de aumento da placa. Exemplo: uma placa com lado maior de 31 cm deve ter junta de no mínimo 4 mm;
    Áreas externas ou sujeitas à grande umidade: a partir de placas não teladas de lado maior 10 cm, usar juntas de no mínimo 5 mm, aumento 1 mm para cada 10 cm de aumento do lado da placa;
    Porcelanato: usar juntas de no mínimo 3 mm.

    Escolha do rejunte

    A cerâmica e o rejuntamento certos para cada ambiente:

    Sala: É o cartão de visitas da casa, local de reunião de família e dos amigos. Local sujeito a receber resíduos de poeira, areia e constante arrastar de moveis. Usar cerâmica com, no mínimo, PEI 3, limpabilidade classe 5, e rejunte industrializado de boa qualidade.
    Quarto: Espaço íntimo e de repouso, local de impecável higiene. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte industrializado de boa qualidade, de preferência aditivado e/ou impermeabilizado.
    Cozinha: Local onde se prepara e se faz as refeições. A higiene deve ser impecável. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base e epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.
    Banheiro: Local onde se cuida da higiene pessoal, sujeito à grande umidade, principalmente por vapor de água. O assentamento e rejuntamento devem evitar a proliferação de fungos e bactérias. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base de epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.
    Quintal, garagens e corredores: Áreas sujeitas à pressão por peso, manchas (inclusive de óleo), grande tráfego de pessoas, brincadeiras de crianças e constante umidade. Usar no mínimo PEI 4, limpabilidade 5 e rejunte a base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.
    Áreas comerciais: Em função do alto tráfego, a resistência do esmalte e a limpabilidade são fundamentais. Em lojas, lanchonetes, bancos, restaurantes, escolas, hospitais, hotéis e escritórios, usar no mínimo PEI 4. Em locais com tráfego super intenso (shoppings, rodoviárias, aeroportos, indústrias, etc), usar PEI 5. Em áreas de extrema higiene (hospitais, por exemplo), usar rejunte impermeável (à base de epóxi). Em outras áreas, usar rejuntes industrializados de boa qualidade, aditivados e/ou impermeabilizados.

    Como rejuntar Porcelanato

    Para rejuntar o Porcelanato, deve-se utilizar rejuntes flexíveis à base de epóxi, que sejam hidro-repelentes e tenham tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do produto. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas de cada vez e limpos em seguida com um pano limpo, evitando-se com isso possíveis manchas. É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento das peças. Aguardar mais 72 horas de rejuntado para liberar o tráfego para pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.